1
 

Painéis para análises de marketing: o que fazer e o que não fazer

Os dias do marketing instintivo ficaram no passado. Agora, todos os aspectos do marketing se concentram na tomada de decisões impulsionadas por dados para melhorar a percepção da marca e conquistar mais clientes.

Segundo uma pesquisa com diretores de marketing realizada pela Black Ink em 2017, os profissionais de marketing avaliaram a falta de acesso a análises avançadas como o principal obstáculo às suas iniciativas (a falta de acesso geral aos dados ficou em terceiro lugar). Diante das dificuldades para acessar as análises avançadas ou adotar soluções de BI modernas, os profissionais de marketing recorrem a soluções ultrapassadas, como o Excel ou sistemas de CRM.

Sem os recursos adequados para agregar valor ao marketing, eles se sentem cada vez mais pressionados a atingir as metas, tendo ainda que enfrentar o desafio de otimizar os dados dos clientes para criar experiências relevantes e personalizadas.

Nesta época em que os clientes interagem com as marcas em vários canais, encontrar a combinação certa de plataformas, canais e tecnologias que possibilite uma visão completa de dados imprecisos sobre clientes, campanhas e vendas é fundamental para o sucesso.

Enquanto isso, os profissionais de marketing perdem muito tempo acessando o Salesforce ou o Microsoft Dynamics, enviando e-mails no Eloqua ou no Marketo, monitorando redes sociais como Twitter, LinkedIn e Facebook e interagindo nelas e usando o Google Analytics, o Adwords e o Doubleclick. Conciliar o uso de todas essas soluções e várias fontes de dados com as outras responsabilidades de seu trabalho é uma tarefa difícil e demorada que impossibilita uma visão completa do desempenho de marketing.

Análise visual dos dados

Considerando todos esses fatores, os painéis analíticos são um recurso essencial e uma necessidade. Eles proporcionam uma visão completa dos clientes e do desempenho de marketing, além de permitir o acesso e o uso prático dos dados em toda a organização (até mesmo por pessoas sem experiência em análise de dados).

Este white paper da Tableau Software explica por que com soluções de business intelligence cada vez mais sofisticadas como o Tableau, os painéis de análise visual revelam rapidamente o que está acontecendo de fato em todos os canais, correlacionam métricas que se repetem, oferecem exibições resumidas e detalhadas do desempenho, além de permitir a tomada de decisões de forma imediata.

O Tableau está em constante evolução, e um exemplo disso é o recurso totalmente novo Dashboard Starters do Tableau Online, que permite às marcas e aos profissionais de marketing aproveitar painéis visualmente cativantes e repletos de dados que incorporam informações de soluções como Salesforce, Eloqua, Marketo e ServiceNow.

Aprenda como muitas organizações estão percebendo que podem descobrir informações transformadoras sobre o desempenho e as metas dos seus programas de marketing usando os painéis analíticos. Elas estão descobrindo os benefícios de oferecer a todos os departamentos uma única fonte de informações em vez dos silos de dados que antes comprometiam a eficiência e a compreensão.

Adolfo Manaure

Entusiasta seguidor de la tecnología y las innovaciones que cambian el mundo. Director Editorial y COO en The HAP Group.