1
 

Três mudanças no ambiente de dados moderno e o que elas significam para os líderes de TI

O maior obstáculo nos últimos anos dentro do ambiente de dados moderno são as novas fontes de dados que geram quantidades de dados sem precedentes, geralmente com muito pouca estrutura (se tiverem uma).

Dados e mais dados. Desde seqüências de cliques, logs de servidores e redes sociais até leituras de máquinas e sensores, o salto na quantidade de dados dessas fontes tem sido literalmente avassalador. Do ponto de vista econômico e de desempenho, os data warehouses corporativos tradicionais (EDW) não conseguem acompanhar essa maré de informações.

Isto tem causado uma reformulação completa de estratégias para a obtenção e análise de dados, e levou a uma nova geração de soluções para armazenamento de dados, concentrou-se nos esquemas de captura livres, hardware escalabilidade e o movimento de recursos de computação mais perto dos armazenamentos de dados (ou mesmo destes).

A tendência emergente na análise de autoatendimento para organizações de todos os tamanhos significa que mais e mais usuários não técnicos (sem treinamento formal de TI / dados) obtêm dados e geram relatórios a partir deles. As empresas que adotam esse movimento geralmente percebem uma redução drástica nas responsabilidades de TI para originar análises (se elas não desaparecerem completamente).

Enquanto esta mudança é fundamental para o sucesso global de uma organização que adota uma mentalidade baseada em dados, gera novas pressões sobre os grupos de TI que assegure uma gestão de dados e fornecer treinamento e tecnologias para análise de dados.

Em um esforço para enfrentar estes novos desafios, muitas organizações de TI são rápidos em adotar novas tecnologias e táticas, mas não vejo como esses obstáculos mudaram a maneira que os grupos de tecnologia da informação deve enfrentar a tarefa de dados gestão de “criação para consumo”.

Soluções de Big Data, integração de dados na nuvem e análise de autoatendimento são respostas para os principais problemas tecnológicos. No entanto, para implementá-las efetivamente em uma organização, é necessário alterar as diretrizes de TI.

Este white paper do Tableau detalha as três maiores mudanças no moderno ambiente de dados que os líderes de tecnologia da informação precisam entender para dar suporte à tomada de decisões orientada por dados em suas organizações. Para ter acesso a todo o conteúdo, basta preencher o formulário que acompanha este post.

Adolfo Manaure

Entusiasta seguidor de la tecnología y las innovaciones que cambian el mundo. Director Editorial y COO en The HAP Group.